Novidades
Kombucha: o milagroso chá chinês 22 ago 2018

Já ouviu falar no kombucha? A bebida, que virou febre nos últimos meses no Brasil, é um chá fermentado feito a partir de um disco gelatinoso chamado scoby, que existe há mais de 5 mil anos na China. O Scoby (tradução do inglês: symbiotic culture of bacteria and yeast) é uma comunidade onde vivem mais de 30 tipos de leveduras e bactérias. Esses micro-organismos trazem diversos benefícios para a saúde, como a eliminação de toxinas, o controle do colesterol e o combate a infecções intestinais.

A bebida é um ótima substituta a refrigerantes e bebidas alcoólicas, podendo ter combinações infinitas de sabores. Cada kombucha é preparado ao gosto de quem o faz, tendo  uma grande variedade: mais doce, mais seco, com frutas e especiarias.

O refresco, que contém vitaminas B e K, minerais e antioxidantes, pode ser feito em casa. Para isso, é preciso ganhar um scoby e mantê-lo vivo com uma mistura de açúcar e chá-preto, verde ou mate. Conheça alguns cuidados que devem ser tomados para manter o scoby e em seguida confira a receita de kombucha.

CUIDADOS COM O SCOBY
– O scoby não precisa ser refrigerado, mas sempre deve ser mantido com líquido (chá).
– Nunca feche o scoby em um pote com tampa. Utilize sempre panos para cobrir e elásticos para prender. A colônia precisa de oxigênio.
– Utilize apenas açúcar branco, cristal ou demerara. Esse é o alimento da colônia. Outros açúcares são mais difíceis ou impossíveis da colônia metabolizar.
– Utilize apenas chá branco, preto, mate, hibisco e verde. Não utilize chás saborizados ou infusões.
– Não utilize garrafas de vidro para envasar o chá. Fermentação é uma transformação muito séria e requer muitos estudos até chegar em uma formulação perfeita e sem risco de explosão para ser envasado em vidro. A garrafa pode explodir e causar um acidente se não for feito com responsabilidade.
– Não deixe nunca seu kombucha descoberto, pois moscas de frutas são atraídas pelo cheiro e podem contaminar a colônia.
– Se a colônia mofar, jogue fora, esterilize tudo e comece de novo.
– Nunca coloque nenhum líquido fervendo ou muito quente no scoby, a temperatura ideal é sempre a ambiente. Como a colônia cresce rapidamente e em grande quantidade, com o excedente é possível fazer máscaras faciais, doces, sabonetes e até tecidos pela rica composição em celulose.

RECEITA DE KOMBUCHA

INGREDIENTES:

– 1 colônia de Kombucha e 100ml do líquido que fica com a colônia, também conhecido como starter
– 1 litro de chá adoçado (mate, chá preto, chá verde…), adoce com o quanto você tomaria.
– 1 pote de pelo menos 1 litro para fermentar, de preferência de boca larga que entre uma mão
– 1 garrafa pet de pelo menos 1 litro para o envase
– Especiarias ou frutas para saborizar

PREPARO:
1) Misture o chá adoçado, em temperatura ambiente com a colônia e o starter.
2) Cubra o pote com um pano e elástico e deixe em temperatura ambiente evitando a luz solar direta.
3) Experimente o chá de 2 em 2 dias com uma colher para acompanhar a mudança do sabor. Dependendo da temperatura pode levar de 5 a 15 dias para ter uma mudança grande no sabor que deve ser bem menos doce do que no início e não tão acético (sabor de vinagre).
4) Após o período da primeira fermentação, extraia 90% do líquido para uma garrafa pet e saborize com especiarias: cravo, canela, grãos de café, cardamomo ou frutas: pedaços ou no máximo 100ml de suco de frutas (10% do total de kombucha pronto).
5) Feche bem a garrafa e certifique-se que não está vazando e deixa fora da geladeira até a garrafa pegar pressão naturalmente (você sentirá apertando a garrafa). Quando pegar pressão, coloque na geladeira e beba gelado. Consuma em até 10 dias, mais do que isso o sabor poderá ser alterado. Com o scoby e o líquido que ficou no pote, adicione mais chá e recomece o processo. Caso não for fazer mais Kombucha, adicione mais 500ml de chá e deixe por até 2 meses em um local fresco. Se por acaso o sabor do chá ficar muito acético (sabor de vinagre), despreze 90% do chá e recomece deixando fermentar por menos tempo.

Gostou? Então compartilhe!