Novidades
Como fazer chips de frutas e legumes 24 maio 2018

O consumo dos belisquetes frequentes pode chegar a 300 calorias a mais por dia. Uma ótima maneira de mensurar se está tendo esses “ataques” no meio da tarde é observar no fim do expediente, a quantidade de papéis de balas, chicletes, biscoitos, chocolates na sua lixeira. Eles geralmente acontecem à tarde, quando cai a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Em busca dessa sensação, muita gente acaba apelando para alimentos ricos em açúcar, sal e gordura. Além de estar prejudicando a sua saúde e ganhando alguns quilinhos extras, se alimentar mal no trabalho pode comprometer o desempenho, a energia e a disposição.

Uma ótima sugestão é introduzir os chips para aqueles horários de lanches, no meio da manhã ou da tarde. Sabe quando dá vontade de comer alguma coisa salgadinha, além da doçura das frutas?

Os chips feitos de frutas e legumes são crocantes, saborosos e, o melhor, sem qualquer vestígio de óleo de cozinha ou ingredientes gordurosos. Uma opção ideal para quem está em busca de uma alimentação saudável e nutritiva. São mais leves que os tradicionais, mas nem por isso saem perdendo no quesito sabor. É possível prepará-los de forma que fique com a mesma consistência crocante das batatas tradicionais.

E além de tudo, são muito simples de fazer e você pode deixar pronto para quando der aquela vontade de beliscar.

 

Chips 1: Banana Verde

Ingredientes: Banana verde, óleo de coco, sal rosa do Himalaia e ervas finas

Modo de Preparo: Fatie a banana em rodelas bem fininhas. Depois passe o óleo de coco na forma e deixar no forno preaquecido por cerca de 25 minutos ou até ficar crocante. Tempere ao final a gosto. Uma boa dica é comer a banana chips como um lanchinho associada a castanhas, amêndoas. Assim fazendo a combinação de carboidrato rico em fibra e gorduras boas. Ou então podem colocar canela e reduzir ainda mais o índice glicêmico, ideal para diabéticos.

 

Chips 2: Mandioquinha

Ingredientes: 2 mandioquinhas grande, azeite extravirgem, sal marinho, ervas a gosto.

Modo de Preparo: Descasque a mandioquinha e corte fatias bem finas. Unte uma assadeira e disponha as fatias de mandioquinha, tempere com sal marinho e as ervas à sua escolha e misture bem. Coloque em forno médio por 20 minutos. Após 10 minutos, retire a assadeira do forno e vire as mandioquinhas para que elas possam ficar crocantes em ambos os lados. Espere mais 10 minutos ou até que estejam bem crocantes e douradas.

 

Chips 3: Jiló

Ingredientes: jiló, azeite e Sal.

Modo de Preparo: Fatie o jiló finamente, coloque em uma forma antiaderente, adicione um fio de azeite, o sal e leve ao forno até ficar sequinho.

 

Chips 4: Abóbora

Ingredientes: Abóbora japonesa (cabotiá) + sal (de preferência grosso)

Modo de Preparo: O segredo está em cortar a abóbora, em fatias, o mais finamente possível. Utilize aquele descascador de legumes, mas você também pode utilizar um ralador específico. Coloque, então, as fatias de abóbora em frigideira antiaderente e deixe secar (pode ser feita também no forno).

 

Chips 5: Coco

Ingredientes: Coco fresco

Modo de Preparo: Corte o coco em fatias finas, coloque numa assadeira forrada com alumínio para não grudar. Leve ao forno e assim que começar a dourar, está pronto.

 

Chips 6: Maçã

Ingredientes: Maçã gala e canela em pó a gosto

Modo de Preparo: Corte as maçãs em rodelas finas. Deixe-as secar. Forre uma forma com papel manteiga ou folha de alumínio. Coloque as rodelas de maçã em forma e espalhe um pouco de canela em cima das rodelas. Leve-as ao forno, por 25 a 30 minutos. E para que elas fiquem crocantes, deixe-as descansando dentro do forno desligado por mais duas horas.

Gostou? Então compartilhe!