Novidades
10 passos para um churrasco perfeito 12 jan 2018

Faça calor ou frio, chuva ou sol, o churrasco sempre tem seu espaço, né? Mais do que uma refeição, o churrasco é considerado por muitos um evento social e, por isso, uma ótima oportunidade para reunir os amigos e a família em torno de saborosas carnes preparadas na brasa. Você sabia que para fazer um churrasco impecável basta apenas seguir algumas orientações simples? Preparamos essa lista de dicas para você!

1º passo
Saber escolher a cerne. A picanha deve pesar entre 1 kg e 1,1 kg, porque se tiver mais que isso, vem com um pedaço do coxão duro junto. Precisa ter uma capa de gordura lisa e não muito fina, pois isso mostra que o animal foi bem alimentado. Carne muito gorda nunca é boa, dá para fazer um ótimo churrasco com carne magra. A alcatra, por exemplo, não tem gordura e é excelente. Mantenha os alimentos na geladeira – inclusive as carnes – até o momento de utilizá-los.

2º passo
Sal ou tempero?  Sal grosso. Para os pedaços menores, como postas de carne, que vão ser grelhadas, o ideal é triturar um pouco o sal. Para os maiores, dá para usar grãos maiores de sal, mas é bom tirar o excesso antes de levar ao fogo.

3º passo
Se for fazer na grelha,  para postas ou bifes, a altura da carne ao fogo deve ser de uns 15 cm. Para as carnes em pedaços, a altura é de 40 cm. Os pedaços grandes devem sempre ficar na parte de trás da churrasqueira, porque é onde tem mais calor. O erro quando à distância da brasa e posição na grelha pode resultar em uma carne tostada: ela perde o sangue e fica seca.

4º passo
Para cortar as carnes, a pessoa deve colocar o pé esquerdo na frente, para ter bom apoio. Pegar a faca e deixar o dedo indicador esticado sobre a parte de cima dela. Cortar apenas com um movimento da ida e de volta, ensinou o mestre

5º passo
Para fazer um churrasco perfeito, é preciso saber a quantidade de carne por pessoa, lembrando que linguiça também faz parte da conta. Em média 500g para homens, 300g para mulheres. Crianças até 8 anos, 150g.

6º passo
Servir primeiro saladas de folhas, pepino, tomate e cenoura para iniciar o churrasco ajuda na digestão. Depois, é a vez da linguiça, costelinhas e costeletas. Por fim, as carnes principais, que podem ser acompanhadas de farofa e cebola na brasa.

7º passo
Um erro que pode acabar com o churrasco é servir pães de leite. Os mais indicados são os que têm casca dura, como o francês e o italiano.

8º passo
Faça a lista de compras e confira se está tudo em ordem antes do início do churrasco.

9º passo
Prepare todos os acompanhamentos antes do início do churrasco.

10º passo
O churrasqueiro deve dedicar-se integralmente à sua função. Bebidas, por exemplo, devem se preparadas por outra pessoa. Assim, o churrasco não fica tumultuado, evita-se que falte carne ou  que alguma peça passe do ponto, favorece-se a criação de um ambiente descontraído e todos ficam satisfeitos.

Gostou? Então compartilhe!